Escolha uma Página

  • Miranda Muniz

No último dia 23.07, dirigentes estaduais da federação FÉ BRASIL (PT, PCdoB, PV) receberam em Cuiabá a visita da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e da Fé Brasil nacional, onde a discussão principal foi o projeto eleitoral de 2024, em especial, em Cuiabá.

Na ocasião, a deputada Gleisi enfatizou os grandes desafios do governo Lula para reconstruir o Brasil e a importância da unidade, a mais ampla possível, a exemplo do que ocorreu em 2022 e que permitiu derrotar Bolsonaro e eleger Lula presidente.

Assim, a participação do FE BRASIL, nas disputas de 2024, deve estar em consonância com essa orientação nacional.

Até o presente momento, há 3 pré-candidaturas postas, no seio partidos da FE BRASIL: o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa (PV), a ex-deputada federal Professora Rosaneide (PT) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), sendo que até novembro o PT definirá por um dos dois nomes apresentados. Já o PCdoB também iniciará um processo de discussão interna e, provavelmente, também apresentará um nome para a disputa majoritária em Cuiabá.

Importante consenso entre os representantes partidários da FE BRASIL foi quanto a legitimidade de cada partido apresentar seus nomes e, de igual modo, que tais pré-candidaturas deveriam evitar ao máximo atitudes fratricidas e ataques mútuos, pois isso fatalmente abalaria a unidade e jogaria água no moinho dos projetos adversários.

O meu partido – o PCdoB – tem o entendimento que o melhor nome a ser escolhido para a disputa representando a FE BRASIL é aquele que seja capaz de extrapolar a Federação, aglutinando outros partidos e/ou federações, a exemplo do MDB, PSD, federação PSOL-REDE, PDT e até o PSB, entre outros que participam do arco de alianças nacional, capitaneado por Lula/Alckmin.

É preciso destacar que PV e PCdoB ajudaram eleger e participam do governo Emanuel Pinheiro (MDB) em Cuiabá. Além disso, o deputado federal Emanuelzinho (MDB) detém grande influência no Governo Lula, inclusive foi escolhido pelo Presidente para ocupar uma das vices lideranças do Governo na Câmara Federal. Portanto, naturalmente, o MDB é um potencial aliado de primeira hora.

Nesse sentido, destaco a proposta feita pela presidenta municipal do PCdoB, Professora Lane Costa, no sentido da Federação estabelecer diálogo urgente com o prefeito Emanuel Pinheiro, sugerindo ações e iniciativas capazes superar falhas e insuficiências administrativas na atual gestão municipal.

De igual modo, como bem lembrou a companheira Gleisi, é urgente iniciar diálogo institucional da FE BRASIL com o PSD, do ministro Carlos Fávaro, o qual juntamente com Neri Geller, de forma decidida e corajosa, conseguiram trazer importante setores do chamado Agro para a campanha vitoriosa da chapa Lula/Alckmin.

Com unidade e amplitude, as forças políticas que dá sustentação ao Governo Lula, certamente sairão vitoriosas, tanto na disputa em Cuiabá, como também nos principais municípios do Estado de Mato Grosso, abrindo perspectivas alvissareiras para a disputa do Governo Estadual em 2026.

  • MIRANDA MUNIZ – Secretário de Organização do PCdoB/MT e dirigente da CTB/MT